fbpx
Blog de Odontopediatria - Odontomater

Dra. Márcia Pagnano Solano

Uma Paixão chamada ODONTOPEDIATRIA!

Sou Graduada há 22 anos pela Faculdade de Odontologia de Ribeirão Preto – USP. Especialista em Odontopediatria pela Associação Odontológica de Ribeirão Preto. Atuo em Consultório Particular há 22 anos.

• Odontopediatra concursada do CERIN (Centro de Reabilitação Infantil) pela Prefeitura Municipal de São Simão – SP, de 2002 a 2004. Odontopediatra da Clínica Perfil, em Botucatu, de 2005 a 2007.

• Atuo como Odontopediatra concursada no CEO ( Centro de Especialidades Odontológicas) da Prefeitura Municipal de Sertãozinho, desde 2008.

• Habilitada em Analgesia com Óxido Nitroso pelo Conselho Federal de Odontologia. Monitora da Clínica de Pacientes com Necessidades Especiais – Forp Usp • Apresentou trabalho em Jornada Odontológica intitulado “Amálgama com adesivo em Paciente Especial”.

Conheça mais detalhes da minha atuação

Pré natal odontológico

A gestação é um momento muito marcante na vida de uma mulher, que deve ser vivido em todo seu esplendor, mas com responsabilidade. A gestante que vem à nossa clínica recebe todas as orientações sobre saúde bucal, como as alterações que possam ocorrer na gestação. Nossa equipe, além de prevenir, está apta a resolver alterações bucais que são consideradas fatores de risco para complicações no momento do parto, garantindo a saúde da mãe e do bebê.

Programa do Bebê

Esse programa é um programa preventivo de saúde oral feito a partir do quarto mês do bebê. Consta de um exame clínico inicial da cavidade oral do pequeno paciente e orientação aos pais e cuidadores, quanto à correta higiene oral do bebê, dieta e alguns hábitos, que podem ser nocivos à futura dentição da criança. Porém, há situações em que a visita ao dentista necessita ser logo após o nascimento, como: Crianças que nascem com dentes, Crianças com freio lingual alterado, Cistos na mucosa bucal ou de glândulas salivares.

Infância 0 a 3 anos

É nessa fase que se estabelecem os hábitos de higiene bucal, amamentação e alimentação. Nesse período, algumas crianças podem apresentar alterações na mordida, na fala e na deglutição. Além disso, podem já apresentar cárie aguda e problemas gengivais.

Infantil e pré-adolescente

A partir dos 3 ou 4 anos, nossos pequenos pacientes, que já fizeram acompanhamento preventivo, já tem um comportamento bem receptivo e cooperador ao tratamento odontológico. Os que já vieram ao nosso serviço “maiorzinhos”, geralmente, são mais resistentes ao tratamento, porém nesse caso realizamos o condicionamento odontopediátrico em uma ou mais sessões e, de forma lúdica desmitificamos o atendimento. Os pré adolescentes são atendidos levando-se em consideração todas as alterações que eles passam no período, principalmente hormonais que alteram as condições bucais e psicológicas.