Doutora, quando precisa remover a cárie do dente?

Mamães e papais, vocês sabem quando precisa remover a cárie do dente?

imagem de sulco escuro e lesão inicial de cárie na superfície oclusal do dente molar

Tanto uma mancha nos sulcos dos dentes quanto uma lesão superficial do esmalte, ambas podem ser acompanhadas por exame clínico e radiografias.

Nem sempre o odontopediatra precisa removê-la e às vezes pode ser parcialmente…

Como saber se é necessário removê-la ou não?

Atualmente o lema é tratar o dente como um órgão e com o máximo de cuidado para evitar danos desnecessários a ele.

Pelo exame clínico e radiográfico o odontopediatra consegue escolher a melhor conduta.

O dente ficará com cárie?

Muitas pessoas perguntam:

“O dente ficará com cárie?”

Não é bem assim!

É necessário esclarecer em primeiro lugar quando remover a cárie do dente pela nova filosofia de tratamento apresentada a seguir.

O que é a Odontologia Minimamente Invasiva ou Mínima Intervenção?

Mínima Intervenção (MI) http://www.aboped.com.br é uma nova filosofia de tratamento baseada na descoberta da doença cárie no início e no reparo da sequela da doença de forma menos invasiva possível.

O objetivo da nova filosofia é explicar aos pacientes e aos pais de criança menores quando precisa remover a cárie dos dentes e que tanto o paciente maior quanto os pais das crianças menores precisam fazer uma parceria de apoio ao odontopediatra, com a finalidade de que quando for ao consultório apenas necessitem de procedimentos preventivos,

O que causa a cárie?

*Aumento no metabolismo bacteriano e subsequente produção de ácido,

* aumento no número de bactérias.

*aumento no consumo de carboidratos fermentáveis (frequência e

quantidade)

*ausência de flúor

*redução na capacidade protetora da saliva

O princípio da MI está embasada na filosofia conservadora de primeiro paralisar a doença e depois restaurar a estrutura

Quando e como tratar a doença?

Cada tipo de lesão deve ter uma conduta.

Quando o dente está com mancha, sulco escuro ou lesão de cárie inicial, apenas acompanhamos clínica e radiograficamente.

E se o dente apresenta uma lesão mais profunda?

Se o dente apresenta uma cavidade mais profunda, paralisamos a cárie apenas com um material que pode ser um selante ou outro material de escolha removendo parte da cárie, com isso inibe-se a progressão da doença.

Por isso, papais e mamães ,

A cooperação com o odontopediatra é de suma importância!

E que vocês saibam dessa nova filosofia defendida pelos melhores odontopediatras do país e baseada em inúmeros trabalhos científicos.

Confira mais um conteúdo incrível sobre selantes clicando aqui!